Pesquisar por um assunto no blog

sexta-feira, 18 de abril de 2014

10 filmes para entender e refletir sobre a questão do lixo

 1 - Lixo Extraordinário
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.




2 - A História das Coisas
Já se perguntou de onde vêm todas as  coisas que compramos? E para onde vão quando nos desfazemos delas?  Este documentário mostra toda a cadeia que vai desde a extração de matéria prima até o descarte final, e tudo o que está por trás dos produtos que consumimos.




3 - Ilha das Flores
Este documentário foi gravado em Porto Alegre em 1989. Apesar de ter sido gravado há muitos anos, o problema permanece atual. É um curta que mostra o ciclo do tomate desde o cultivo até a chegada à mesa do consumidor e o seu descarte, indo parar no lixão. Faz uma crítica ao processo de geração de riqueza e desigualdades que surgem em seu caminho.



4 - INGs - Indivíduos Não Governamentais - Reciclando a Cultura do Lixo
A história de dois catadores de papel que tomaram atitudes inusitadas para promover cultura: Severino Manoel de Souza montou uma Biblioteca Comunitária com livros encontrados no lixo e José Luis Zagati, alimentando um sonho de infância, exibe filmes de graça no Cinema montado na laje da sua casa.

Além de relatar esses dois casos incomuns, foi promovido um debate indireto iniciado com a questão: “o que leva pessoas com poucas condições financeiras a tomarem esse tipo de atitude?” Para arriscar respostas foram entrevistados o sociólogo Reinaldo Pacheco, o presidente da Funarte Celso Frateschi, o geógrafo Aziz Ab’Saber, o músico Tom Zé, entre outros.

Esse documentário é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Uniradial, em 2007, que em sua primeira apresentação teve o público de mais de 300 pessoas. Após a apresentação, o documentário passou a ser utilizado como material pedagógico na formação dos cursos de Comunicação Social da faculdade.


5 - Homem Refluxo
Uma pessoa comum passou sete dias sem jogar nada fora e se transmutou, subitamente, em uma figura mítica: o HoMeM ReFlUxO. Todos os seus resíduos pessoais de uma semana foram armazenados em uma capa transparente, o parangolixo luxo, inspirado em Hélio Oiticica. Neste video-diário acompanhamos a trajetória do HoMeM ReFlUxO imerso no caos de uma metrópole como São Paulo.

>>Para assistir acesse: http://ambientalmovie.blogspot.com.br/2014/08/homem-refluxo_15.html

6 - Documentário "Política Nacional de Resíduos Sólidos"

O documentário “Política Nacional de Resíduos Sólidos” (PNRS) explica como a lei 12.305 altera os paradigmas de consumo e tratamento dos resíduos.

7 - Estamira
Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.




8 - Wall-E
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada. 

Para assistir, acesse: http://megafilmeshd.net/wall-e/ 




9 - Trashed - Para Onde Vai o Nosso Lixo?
Candida Brady Reino Unido, 2012, 97'
Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.

Mais detalhes e trailer do filme disponível em http://www.ecofalante.org.br/mostra/filmes/detalhes/idf/63


10 - Desafios do Lixo (Epsódiso 1 e 5) 
Com a incumbência de retratar o problema do lixo e mostrar as bem sucedidas experiências na busca de soluções para essa grave questão, Washington Novaes e a equipe da TV Cultura viajaram mais de 70 mil quilômetros pelas Américas e Europa para realizar a série "Desafio do Lixo". Dois episódios foram escolhidos para compor este programa da Homenagem a Washington Novaes: o primeiro da série se debruça sobre os Estados Unidos, com destaque para o esgotamento dos aterros sanitários, a coleta seletiva, a reciclagem e o lixo nuclear; já o quinto episódio é focado na experiência brasileira com reciclagem de alumínio, metal, embalagens e baterias, bem como no destino dos afluentes rurais.



3 comentários:

  1. Iniciativa fantástica!!! Seu trabalho é de ótima qualidade, é fácil perceber quanto comprometimento tem com a problemática. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown. Agradeço seu elogio! Realmente me importo e me dedico muito a esta causa. Meu objetivo é levar mais informação ao público e possibilitar um entendimento maior sobre este problema (a questão do lixo). SE puder tbm acompanhe a página no face https://www.facebook.com/depequenosgraosnascemasarvores/

      Excluir